José Paulo Cavalcanti Filho
Nota biográfica
Advogado.Consultor da UNESCO e do Banco Mundial.
Ex-Ministro da Justiça.
Membro da Comissão Nacional da Verdade (um dos 7 brasileiros nomeados pelo Congresso Nacional, e pela Presidência da República, com a missão de reescrever a história do Brasil nos anos de chumbo da Ditadura Militar de 1964).
Membro da Academia Pernambucana de Letras.
Publicou Fernando Pessoa, uma quase autobiografia – Ed. Record (Brasil), 2011. Porto Editora (Portugal), 2012. Ramonin (Israel), 2013., obra que lhe valeu os seguintes prémios:
No Brasil: Jabuti, melhor livro de não ficção, 2012.
Bienal do Livro de Brasília, 2012.
Revista AlgoMais, 2013.
"Livro do Ano", pela Academia Brasileira de Letras – Prêmio José Emírio de Moraes, 2012.
Em Portugal: Dário de Castro Alves, Lisboa, 2012.
Publicações
Fernando Pessoa, uma quase autobiografia – E-book, Ed. Record, 2012.
Fernando Pessoa, uma quase autobiografia – Áudio-book com a participação do jornalista Silio Boccanera, do poeta Ferreira Gullar e do ator português Ricardo Pereira, Ed. Universidade Falada, 2013.
Fernando Pessoa, O Livro das Citações – Ed. Record, 2013.
A Tabacaria (em preparação, Ed. Record).
Série de televisão (em preparação), com cinco capítulos, sobre a vida de Fernando Pessoa. Coordenação do jornalista (5 mil milhões de seguidores, no twitter) e homem de TV, Marcelo Tas.
Resumo da conferência
O perfeito não se manifesta
"O perfeito não se manifesta. Deus está calado.
O santo chora, e é Humano. Por isso podemos
amar o santo mas não podemos amar a Deus."
Livro do Desassossego, Bernardo Soares.
É comum, em escritores, que pedaços de vida escapem nos seus textos – nomes, lugares, sonhos, experiências. Pessoa vai além, conformando um caso único na literatura. Porque toda sua vida está na obra. Salvo textos críticos ou de contingência, ali estão seus caminhos, suas admirações literárias, o misticismo, as angústias. Nesse sentido, pode-se dizer que os papéis que deixou são como testamento à espera de ser desvendado. Mapa indicando um roteiro para saber melhor quem era, por dentro, esse "desconhecido de si próprio". A comunicação propõe revelar pistas de como se desenvolveu esse processo, na aventura de reconhecer a perfeição desse génio que sonhava com estrelas.
Destaque :
Webmaster